A importância da abelha na natureza é muito grande, a abelha vai de flor em flor, coletando o pólen com seus pelos, e leva para outras flores, fazendo a polinização nas flores e forma de viver entre colmeias. Dentro da colmeia existe uma sociedade entre a abelha rainha, o zangão e o operário. Dentro de suas colmeias, as abelhas utilizam uma parte das ceras que coletaram para fazer mais favos de mel, e outra parte elas estocam para alimentar as larvas.

Como a abelha forma outra colônia?

As abelhas vivem em sociedade nas colmeias, lá dentro possuem hierarquias, a Rainha e os trabalhadores. Essa Rainha pode chegar a botar até 3mil ovos por dia para crescer a população da colmeia. Quando for para ter nova rainha, esses ovos têm um tratamento diferenciado. Sendo eles colocados em um alvéolo maior com um tratamento diferente, com a alimentação diferente. No entanto, quando crescerem, virão rainhas, fazendo assim uma disputa para saber qual ira liderar.

 Fazendo assim, as que perderam essa briga têm que se retirar, algumas abelhinhas vão com elas. Fazendo com que achem outros lugares para recomeçar uma nova colmeia com uma nova Rainha.

A abelha e sua característica.

Medindo 12 mm de comprimento, apresenta pelos no tórax mais escuros, com poucas listras amarelas no corpo. Contudo, possuem a característica de que sua língua é pequena (de 5,7 a 6,4 mm), e por isso, elas enfrentam maiores dificuldades para pegar o pólen das flores mais profundas.  No entanto, sua rapidez no trabalho compensa, elas conseguem visitar entre 8 a 10 flores por minuto para a coleta do pólen e néctar.

 

Benefícios do mel. 

 Primeiramente, regula o açúcar no sangue, eliminando o nível de glicose da corrente sanguínea.
 O mel melhora o funcionamento dos órgãos e tecidos essenciais, portanto, reduzindo o nível de açúcar no sangue. Também ajuda na fixação do cálcio no organismo, evitando a osteoporose e ajudando os neurônios também na absorção desse cálcio. 
 E quem nunca fez aquele xarope que contem mel? O mel auxilia no combate à tosse e resfriado, pois possuem um poder antibiótico e antisséptico, excelentíssimo para esses tipos de problemas na saúde.
 Combate o estresse com a produção de glicogênio no fígado, sendo assim evitando o hormônio do estresse.
 É a reserva de energia utilizada pelo cérebro para seu normal funcionamento. Tudo isso e vários outros benefícios que o mel pode nos proporcionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *