A árvore pau Brasil é um símbolo importante, pois dá nome ao país Brasil. É a nossa primeira riqueza explorada, essa árvore havia, nas épocas de exploração, em abundância nas áreas do litoral correspondente ao pernambuco até o rio de janeiro. Os indígenas chamava essa árvore de ibirapitanga, onde ibira quer dizer árvore e Pitanga, quer dizer vermelho. Essa árvore servia para tingir os tecidos de luxos.
A árvore Pau Brasil e sua Características
Possui um tronco reto e parcialmente fino, com uma coloração cinza-escuro.
Essa árvore produz uma flor-amarela, e o estrato tronco sai como uma tinta avermelhada.
Podendo chegar a até 30 metros de altura.
Produz frutas de novembro a janeiro.
Não é tolerante às baixas temperaturas.
O cultivo.
Em uma cova de aproximadamente 30 cm de profundidade, já adubada com compostos orgânicos, estercos ou húmus de minhocas.
Enterre uma muda da árvore, mantendo a terra húmida, e bem fertilizada, com fertilizante orgânicos especifico para árvores de porte grande.
Uma dica é proteger o tronco com um jornal para que não haja invasão de insetos sobre a planta.
Curiosidades.
- O extrativismo dessa árvore aconteceu até que a árvore foi declarada patrimônio estadual em 1978 pela lei 6.607 de 7 de dezembro de 1978 e ainda foi estipulado o dia 3 de fevereiro como o dia oficial do pau Brasil.
Essa árvore gerou instrumentos de ótima qualidade até agora. - Ainda existe a exportação do pau Brasil, para gerar instrumentos, porém controlada e com a aprovação do IBAMA.