E se tem um animal que desafia a gravidade, só pode ser as cabras-selvagens, mas ser mais específicas estou falando das cabras-selvagens ibex alpino. Elas simplesmente têm a habilidade de escalar lugares que parecem impossíveis, como paredes praticamente retas, pedras grandes, montanhas rochosas e até mesmo árvores, enchendo as árvores de várias cabras. Mas afinal, o que leva elas a fazerem tal coisa?
Bom, para responder a isso é preciso entender um pouco sobre as cabras, portanto, se observarmos a habilidade delas. Essas cabras são presas de vários animais, então provavelmente elas escalam esses lugares para se salvarem, pois não são todos os animais que têm essa habilidade de escalar lugares défices.
Esse também não é o único motivo. Assim como ela sobe na árvore por comida, ela também sobe nas rochas e pedras por comidas. Em algumas pedras existem presenças de minerais vitais e sal, normalmente fêmeas e filhotes procuram lugares assim, pois precisam suplementar as suas dietas com sal e sais minerais. Já que são herbívoros, nem sempre a vegetação tem nutrientes o suficiente para o crescimento de músculos e osso.
Como as cabras-selvagens ibex alpino conseguem escalar as pedras?
As cabras-selvagens ibex alpino têm bastante músculo, são bem fortes e têm cascos pontudos, e macios e flexíveis, fazendo com que consigam se prender à beira de penhascos e pedras ou em paredões. Os cascos bifurcados fazem com que elas tenham equilíbrio o suficiente para escaladas.
Características
os machos podem chegar a 1,48m de comprimento e têm chifres grandes. Normalmente usados para defender territórios e para conquistar as fêmeas. Eles têm pernas curtas, baixo centro de gravidade e são fortes.
As fêmeas podem chegar a 1,20 metros de comprimento e pesar entre 30 e 40 quilogramas. Com chifre pequeno.
Com uma pelagem mais acinzentada no inverno, passa uma mudança de pelo, passando a ficar mais castanho.