As capivaras são o maior roedor do mundo, fazem parte da mesma linhagem dos roedores como os cotias preais e porquinhos-da-índia.
A capivara habita toda a América do Sul, com exceção do México. Ela gosta de ficar próxima a lagos e rios, represa e pântanos. É já extinta em algumas partes, como nordeste brasileiro e em partes da Argentina, entre outros lugares. Apesar disso, a capivara tem a capacidade de sobreviver a muitos ambientes desde que haja comida e água em abundância.
Curiosidades.
Os machos têm uma glândula proeminente no nariz que ajuda na época de acasalamento, marcando o território e atraindo as fêmeas.
As fêmeas podem ter até 4 filhotes por fez, e os filhotes já nascem pelos e com dentes permanentes.
Com dieta herbívora, com plantas aquáticas e terrestres ou ervas e fritas.
Importante para o ecossistema aquático, ajudando na preservação da diversidade desses ambientes.
Possuem linguagem corporal, e fácil que só o seu grupo entende (bramidos e assovios).
Se dá bem entre os outros animais, aves, peixes e outros animais locais.
E as fêmeas podem ajudar a cuidar de filhotes de outras fêmeas.
As capivaras vivem em grupos, liderados por um macho dominante.
O comportamento dos grupos.
São animais sociais e vivem em grupos, nesse grupo há um macho dominante, muitas fêmeas e filhotes e os machos inferiores. Existe hierarquia entre eles, podem ocorrer momentos em que o macho dominante faça perseguições com os outros machos, resultando em brigas. Onde propelente, o macho dominante vencerá. Mas pode ocorrer de perda do macho, então haverá uma troca de dominante.
Porém, não será expulso do grupo, pode ser sugerido que o então novo dominante quer se mostrar superior ao então, antigo dominante perdedor. O dever do macho superior é proteção do grupo, e os machos subordinados também podem guardar o arredor e ajudar na proteção.
Também são animais que marcam territórios, os machos esfregam o fusinho, ou as glândulas nasais, ou até mesmo urinando sobre os matos. Principalmente após as brigas.
Características das capivaras.
A capivara é o quinto roedor, pode chegar a 60 cm de altura e pode pesar de 80 a 100 kg.
Tem uma pelagem marrom escura, e o seu corpo é cheio de músculos.
Quando se sente ameaçada, ela volta para debaixo da água, onde é seu porto seguro.