As focas são animais que vivem em ambientes bem frios, como as águas do Ártico e da Antártida. Para que eles sobrevivem a esse frio, a foca possui uma camada de gordura e pelos que ajuda a suportar as baixas temperaturas. Além disso, seu corpo facilita para o ambiente aquático, pois sua nadadeira é em formato de remo e o seu corpo é hidrodinâmico.
A foca está inserida na família dos pinípedes, a qual são os mamíferos e carnívoros, e tem as características dos animais que vivem em águas ou em solo. No caso da foca, ela vive bem nas águas para a caça, e descansa ou procria no solo.
Corpo da foca.
Possui pescoço curto e grosso, com pelagem em todo o corpo, as orelhas da foca são escondidas internamente. Para nadar, ela utiliza suas nadadeiras posteriores e, com isso, vai direcionando o seu caminho, direita ou esquerda. Mas no solo, elas não usam as suas nadadeiras da frente como apoio. Nessas nadadeiras, possuem 5 dedos e unhas, cobertas com pelos (focas-comuns).
Curiosidades sobre As focas.
- Pelo que é trocado a cada ano”
- Os machos não possuem testículos externos, mas sim órgãos dentro do estômago.
- suas nadadeiras traseiras, que não podem ser projetadas para frente.
- Focas-comuns são ótimas mergulhadoras e as podem chegar a uma profundidade de 400 metros, e ficar submerso embaixo d’água por muitos minutos.
- Devido ao alto valor comercial de sua gordura e pele, as focas já foram muito caçadas em todo o mundo.
Algumas espécies de foca.
Foca-comum: Phoca vitulina
Pode chegar a 1,5 a 1,8 e seu peso varia de 80 a 150 kg, e pode até viver no hemisfério norte.