Os cactos são plantas espinhentas, pertencentes à família das cactáceas. Encontrado no deserto, e se adapta bem, ou em ambientes extremamente quentes, ou áridos, por fazer um acúmulo de água em seus tecidos, conforme o essencial para a sua sobrevivência nesses lugares.
Seus formatos podem ser cilíndricos, globosos, angulosos ou achatados, com variados tamanhos diferentes. O maior visto foi o Pachycereus pringlei, cuja altura registrada chegou a 19,20 metros. Já o menor registrado é o Blossfeldia liliputiana, com cerca de apenas um centímetro de diâmetro.
Ainda assim, hoje existem aproximadamente 176 gêneros e 2273 espécies catalogadas. Só Brasil temos bastante variação, encontrados são ao menos 300 tipos.
Existem espécies com folhas grandes e normais, outras espécies são minúsculas, têm bastantes diferentes. Porém, dos cactos, a sua característica mais notada são os espinhos, que predominam crescendo nas estruturas denominadas de aréolas. E no caule que o cacto faz a fotossíntese, possuem espécie de ser cascudo, grosso e é fundamental para a planta sobreviver. Além disto, é no caule que se acumula a água.
Fotossíntese
O processo de fotossíntese dos cactos a fotossíntese CAM, é essencial para a armazenagem de água de plantas de climas áridos. Existe a estruturas chamadas estômatos, por onde os cactos transpiram, abrem durante a noite, quando a planta está relativamente fria e menos umidade é perdida pela transpiração.
Todos os tipos de cactos dão flores?
Algumas espécies só florescem após alcançarem os 80 anos de idade (elas podem viver por até 200 anos), chegando a dois metros de altura.
Assim que, depois que alas soltam suas flores pela primeira vez, tendem a voltam a ter flores de todos os anos, na mesma época.
Outras curiosidades sobre os cactos. Reproduz tanto por sementes como por estacas!
Algumas espécies:
- Mammillaria bocasana
Também conhecido como “bola de neve”, gosta de pleno sol ou meia sombra e solo arenoso. Contudo, suas flores bege surgem na primavera e verão, e no topo surgem flores rosas.
- Cereus jamacaru
A princípio, conhecida popularmente como mandacaru. Significa espinhos agrupados danosos. As flores dessa espécie têm um costume diferente, ela produz flores brancas que se abrem à noite e murcham ao amanhecer.
- Parodia magnifica
No entanto, é uma das espécies cujo oval lembra uma bolinha e é até chamadas de cacto bola, pequena, chegando a 15 cm de altura por 45 cm de largura. Com flores amareladas e ovais também.
Enfim, existem várias outras espécies, tanto pequenas, que muitos gostam de ter em casa, quanto daquelas que precisam de um bom espaço para crescerem.