O chapéu de sol pode chegar a 10 metros de altura ou mais, ela é uma das árvores mais usadas por conta da sua sombra boa, sombra essa feita com ralhos ramificados e galhos cheios de folhas grandes. Muito usada em áreas litorâneas devido à sua resistência à salinidade dessas areias.

Nomes Populares: Chapéu-de-sol, Amêndoa, Amendoeira-do-Pará, Amendoeira-tropical, chapéu-de-praia, cuca, guarda-chuva, sombreiro entre vários outros.

Tem frutos drupa, geralmente elípticos, com bordos afinados, amarelados ou róseos quando maduros, e um caroço muito duro. Os frutos têm uma semente dura com uma amêndoa comestível. Tem quem consuma naturalmente ou usá-lo para fazer sucos, geleias e mousses. Seu fruto é conhecido como cuca.
Na qual atrai bastante os morcegos por gostarem de consumir esses frutos.

No inverso, essa árvore deixa ir todas as folhas, ficando somente em galhos, elas amarelam as folhas e caem. Logo após, que vem a primavera, enche de folhas os seus galhos novamente.

Usos comuns da folha do chapéu de sol.

O suco das folhasse faz remédio para cólicas, disenteria, febres gástricas e biliares. Todos são tratados com as prioridades da raiz e da casca.

 

 O cultivo

Essa árvore não se dá muito bem nos vasos, conforme o tempo. A princípio, plante um raminho em um vaso. Entretanto, como seu porte é grande, plante-a no sol após dois anos.

Quando plantada direto no solo, rege-a, porém, sem encharcar, e adubos com matérias orgânicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *