Entrando no mês de junho, já logo pensamos em festa junina chegando, e é isso mesmo, bandeirinhas, danças, comidas boas como: paçoca, pé-de-moleque, quindim, amendoim, maça do amor, milho, pamonha, curau, bolos, pé-de-moleque, mungunzá, arroz-doce, quentão entre outros. E não somente isso, mas tem também aquele jeitinho de se vestir, com roupas xadrez, calça, bota ou vestido para as meninas, então como se deu origem à festa junina? E como cresceu no Brasil?

Origem da Festa Junina.

 A origem desta festa pode ser bem antiga, quando o cristianismo começou a criar raízes na Europa. Tendo as suas comemorações incorporadas no calendário catolicista, com o intuito de homenagear santos populares, entre eles o Santo Antônio, São José e São Pedro. Festa essa que já era praticada no solstício de verão da Europa.

Uma curiosidade sobre o nome da festa é que o nome junina se dá justamente por ser em junho.

Como chegou ao Brasil?

Com os portugueses morando no Brasil, passaram os costumes dessa festa para os povos do nosso solo.

No período de colonização, o costume passado foi a festa de junho, sendo comum a missa, dança e procissões. Com o passar do tempo, os indígenas acrescentaram um pouco mais dos seus costumes para essa festa, trazendo algo mais parecido com os dias de hoje, com fogueiras e rituais agrícolas.

Os africanos também acrescentaram seus costumes nessa festa com danças, músicas e instrumentos como tambor e zabumba. E continuou as mudanças e adaptações, até ser a festa junina que vemos hoje.

Com muitas cores em bandeirinhas, músicas, vestimentas típicas e maquiagem típicas, ficando assim comemorada no dia de São João, 24 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *