Origem do girassol.

O girassol é uma planta nativa da América. Os fósseis de um girassol ancestral encontrados na Argentina deixam a entender que ele veio da América do Sul há 47,5 milhões de anos.

Pesquisadores afirmam que já havia sinais do uso dessa flor há milhares de anos, para óleos e consumo da semente.

Com a colonização europeia das Américas, girassóis foram importados para a Europa no século XVI, por causa de sua beleza ornamental. Essa planta se espalhou pela Europa e outras partes do mundo, cultivada em diversas regiões do planeta, não apenas por suas sementes comestíveis e óleo, mas também como paisagismo em jardins e em áreas agrícolas.

No Brasil, na região Sul, foi plantada por estrangeiros europeus, que usavam também para consumo chás com as sementes.

Tipos de girassóis.

Embora os mais comuns sejam os amarelos com estatura média de 2 metros, há outras variedades com diferentes características de tamanho, cor e formato do caule e das flores, sendo elas;

Os frutos.

Suas sementes produzem óleo de girassol, comumente utilizado na culinária, e como fonte de alimento para humanos e outros animais. Sendo assim, são classificadas, conforme seu uso, em oleosas e não oleosas. Quando as sementes oleosas tem coloração negra, tamanho menores, têm casca bem aderida. São destinadas à produção de óleo e de farelo. As sementes que não contem oleosas, são maiores, contendo características de casca mais fibrosa e facilmente removível. Seja para o consumo humano (como amêndoas) ou como consumo de animais, como as aves, por exemplo.

O cultivo.

Cuidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *