A princípio, o ipê é muito conhecido por sua beleza, exuberância das flores e ampla distribuição em todas as regiões do Brasil. Os ipês são caducifólias, quer dizer que, em épocas de frio, elas soltam todas as folhas para dar lugar aos cachos de flores de cores intensas.

São árvores de grande porte, que se adaptam bem no solo brasileiro por conta do clima, o calor e o sol pleno as favorecem.  Suas flores possuem uma beleza que chama a atenção de longe, podem ser elas, amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. Sendo seu mês de florescer entre junho e novembro. Elas soltam bastante flores que, quando caem no chão, fazem uma cena que dá vida ao inverno, cobrindo o chão com as suas cores.

Curiosidades do ipê.

O nome ipê vem do indígena tupi, que significa casca dura. Ou chamado de pau d’arco, pois antigamente os índios faziam os seus arcos de caça e defesa com a madeira dessas árvores por ser uma madeira bem firme e de boa qualidade.

As árvores com a cara do Brasil a princípio são pau-Brasil, sendo a nacional e o Ipê é considerado a flor nacional brasileira.

Características principais:

Reconhecida por ser uma madeira nobre. Já que o Ipê é um material excelente, por ser uma madeira resistente e forte, é usada para construções de pontes, por exemplo. Como também em obras civis, ou até mesmo móveis para casas, objetos decorativos. Mais do que isso, fabricavam-se pisos, escadas, móveis, instrumentos musicais, enfim, muitas outras coisas.

As espécies mais comuns de ipês no Brasil:

Esse ipê cresce nas regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, sua altura é entre 6 até 14 metros e circunferência de 30 a 50 cm. Suas flores, portanto, são amarelas, no entanto, costumam a florescer a partir do final de julho até setembro. Além de ser considerada uma das mais belas espécies de ipês, sua beleza exuberante é amplamente utilizada no paisagismo. Tendo também o ipê-da-serra chegando a 20 a 30 metros de altura e o ipê-do-cerrado chegando a 12 a 20 metros de altura. 

Esse ipê possui entre 7 a 16 metros de altura e seu tronco possui circunferência entre 40 a 50 cm. É raro na caatinga do nordeste brasileiro, mas muito comum no sudeste e centro-oeste. Possui flores brancas e às vezes um pouco rosadas, floresce de agosto a outubro. No entanto, esta espécie se adapta bem a terrenos secos e pedregosos, também é excelente para o paisagismo em geral.

Esse ipê é mais visto no Sul do país, desde o Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul, essa pode ser mais alta, alcançando entre 20 até 35 metros de altura, e circunferência de 60 a 80 cm. Com flores de tons de rosa e roxo, as flores costumam aparecer de junho a agosto. Sendo assim, a espécie de ipê mais comum no paisagismo do sul do Brasil, quando em flor, é uma árvore muito bela, um grande espetáculo da natureza.

Esse ipê pode chegar a 10 a 20 metros, e seu tronco entre 40 a 80 cm de circunferencial. Encontrado no nordeste e sudeste do país, tem por casca áspera cinzenta. Gosta do clima um pouco mais quente. Suas flores são roxas e costumam dar flores no mês de julho até setembro.

E apesar de ser que o ipê é uma das espécies mais populares no paisagismo brasileiro, por sua beleza quando em floração, é também muito utilizada na arborização de ruas e avenidas, parques, praças. Além de reflorestamentos e elegância para a cidade. Atraindo turista e curiosos que querem registrar a beleza dessa árvore e aproveitar o cenário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *