A lavanda gosta de lugares com bastante luz do sol, é uma flor muito conhecida por seu cheiro, muito usada em perfumes, cremes e óleos essenciais. Além de ser uma flor linda com sua cor rocha. Traz fonte de alimento para as abelhas. E é belíssima em um jardim ou em um vaso de planta para quem quer cultivar em sua casa.
A princípio, plantar lavanda tem que estar em um local que receba bastante luz solar ao longo do dia. O solo precisa ter uma boa drenagem para não deixá-la encharcada de água durante um grande período, isso atrapalha o desenvolvimento dela. Evite molhar as folhas, pois a umidade deixa a planta mais vulnerável às doenças e pragas.
Uma curiosidade é que essa flor faz todo o diferencial no mel, e por isso o mel da lavanda virou produto de mercado, e é um produto de qualidade superior. Essa flor produz abundância em néctar e atrai muitas abelhas. Quando as abelhas usam muito, seu mel produz um mel muito gostoso e vendido.
O Cultivo da lavanda.
A planta exige solos mais secos e longe de excessos de água no solo. No caso, se plantado em vasos, prefira preparar no fundo do vaso com pedras.
O tipo de rega indicado deve ser o sistema gota a gota no pé das plantas, portanto se deve evitar a rega por aspersão para não molhar as folhas. Após bem estabelecidas e enraizadas, as alfazemas (lavandas) são bastante tolerantes à seca. É essencial podar as alfazemas todos os anos, de preferencia no fim do verão ou no início da primavera e evitar fazê-la no outono e inverno. Esta operação é fundamental para incentivar o novo crescimento e evitar que as plantas fiquem muito lenhosas.