A lua de sangue acontece quando o sol está alinhado com a terra e alua, quando a terra fica no meio, fazendo com que a lua não receba raios do sol.

Do sol aos planetas, faz com que se forme uma sombra. Fazendo esse eclipse.

No entanto, a lua vermelha só é esperada no período da lua cheia, e também com a lua mais próxima da Terra, esse acontecimento é chamado de perigeu. (Quando ocorre a Super Lua.)

Tem duas maneiras de se mostrar: como eclipse parcial ou total. No caso da Lua de Sangue, apenas o total pode fazer com que haja o efeito das cores avermelhadas sob o satélite.

Como podemos ver na imagem acima, a terra absorve a frequência eletro magnética do sol, porém a vermelha não, ocorrendo um fenômeno chamado dispersão de rayleigh.

Portanto, acaba refletindo o vermelho na lua que está perto da atmosfera da Terra e recebe esses raios solares, formando a lua de sangue. Também chamada de lua sangrenta.

E podendo acontecer duas ou mais vezes ao ano. Podendo várias, pois depende da lua estar coberta totalmente com a sombra da terra, o que nem sempre ocorre.

Curiosidades sobre a lua de sangue.

Antigamente, os egípcios acreditavam que, quando ocorria o eclipse, era um sinal de purificação, era um momento para ser praticado seus rituais.

Já na mitologia para os povos ameríndios. Eles tinham a lua de sangue como um sinal de que o Grande Espírito está derramando o sangue do caçador celeste sobre a terra. Contudo, isso era visto como um aviso de guerra ou de algo ruim que possa estar por vir, como uma catástrofe natural.

No entanto, na antiga mesopotâmia, eles consideravam o eclipse como um ataque direto ao rei. Eles escondiam o rei e colocavam alguém no lugar para se passar por rei. Só depois que o eclipse passava, tudo voltava ao normal, e o rei poderia retornar ao seu trono com segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *