O que acha de uma flor clássica do verão, como a margarida? Indicada para ambientes bem iluminados, e possuir uma visível delicadeza.
Seja para montar lindos arranjos, seja para decorar a casa com vasos, são opções interessantes para trazer simplicidade e elegância ao ambiente. Porém, para garantir a saúde da plantação, lembre-se de sempre realizar a poda, fortalecendo as flores.
Designada pelos termos populares, pouco precisos, bem-me-quer, bonina, margarida, margarita, margarita-maior, malmequer, malmequer-maior, malmequer-bravo ou olho-de-boi, é uma planta herbácea e perene, originária da Europa
História da margarida
Antigamente, essa linda flor era considerada a flor das donzelas e ainda hoje simboliza a juventude, o amor inocente e a sensibilidade. Esta delicada flor também representa a pureza, a paz, a bondade e afeto.
Com pétalas lisas e miolo amarelo, ela é uma das flores mais conhecidas do mundo. O que muita gente não sabe, é que existem várias espécies dessa flor tão querida e são encontradas em variadas cores.
Essa é uma flor clássica, com características delicadas que remetem a simplicidade do campo.
- amarela:
- branca:
- rosa ou vermelha:
- azul:
- multicoloridas:
Uma sugestão é apostar em diferentes cores de margaridas para decorar o lar ou até mesmo presentar alguém.
Buquê de margaridas
O buquê de margaridas é uma ótima opção para presentear amigos e familiares em datas importantes. Seja para o dia dos namorados ou dia das mães, por exemplo, pode ter certeza que essas flores vão encantar o presenteado. Você pode usar a cor mais tradicional, branca, ou apostar em flores margaridas coloridas.
Curiosidades: a lenda da margarida
Com certeza todo mundo já colheu uma Margarida em algum momento da vida, inclusive, para brincar da famosa brincadeira “bem-me-quer, mal-me-quer”. Porém, você sabia que a Margarida é conhecida por representar o amor? Segundo a mitologia nórdica, esta é a flor sagrada de Freya, a deusa do amor, da beleza e da fertilidade.
Em compensação, de acordo com uma lenda romana, a planta também é símbolo de castidade e transformação. A história conta que Vertumnus, deus das estações, se apaixonou por uma ninfa e a perseguiu até que ela se transforma em uma margarida para escapar de suas investidas.
Mas, na verdade, a palavra margarida vem do Latim e significa “pérola”. Na língua inglesa, a tradução é “daisy”, que é uma alteração da frase “day’ s eye”, traduzida para o português como “olho do dia”. Que acaba sendo um significado que combina perfeitamente com as características da flor, já que as suas pétalas se fecham à noite e reabrem ao nascer do sol.
O que simboliza as margaridas?
Uma curiosidade é sobre as cores dela e os seus respectivos significados. O que não faltam são tonalidades para conhecer, pois, como mencionamos, são cerca de 69 espécies. Mesmo com bastante semelhanças nas características.