A oliveira é tão conhecida por seus frutos, a azeitona e pelo azeite que é muito utilizado na nossa alimentação.

Já não é de hoje que se faz o azeite da oliveira, essa é uma prática antiga, em 1.500 a.C. a civilização monoica já fazia essa colheita para transformar em azeite, outros povos também cultivavam a oliveira, como, por exemplo, os gregos. Que inclusive associavam à árvore a força e a vida.

Acredita-se que a oliveira tem origem no sul do Cáucaso, das planícies altas do Irã e do litoral mediterrâneo da Síria e Israel, e foi se espalhando.

Característica da oliveira.

Nesse sentido, o porte da oliveira é pequeno, com tronco grosso, irregular, torcido e tortuoso, com raízes fortes, podendo atingir 6 metros de profundidade. Bem como as folhas são elípticas de cor verde-acinzentada na face superior e prateadas na face inferior, porém tendo um conjunto da folhagem azulado. As florescendo na primavera, com numerosas flores de cor branco creme, com suave perfume.

As flores são hermafroditas e podem se autopolinizar. Contudo, a polinização é feita pelo vento. E é uma árvore longa, com cerca de 2.500 anos. Sendo assim, a árvore frutífera mais cultivada do mundo.

O cultivo

Para fazer o cultivo, é recomendado que seja realizado em locais onde a temperatura média no inverno seja entre 8 °C e 10 °C e com índices de chuvas superiores a 500 mm.

Porém, evitar áreas que acumulem muita água, manter o solo bem drenado e controlar o PH de 6.⁠º ou acima. Sendo assim, faça a plantação a qualquer dia do ano, porém é bom em dias mais chuvosos, pois a favorece mais.

A princípio, no momento em que se faz a abertura das covas, adicione. 20 L de esterco de curral, 500 g de calcário, 500 g de superfosfato simples, aplicando superficialmente à cova, 500 g de fosfato, 300 g de cloreto de potássio e 20 g de boro. Contudo, realize esses adubos com pelo menos dois meses antes do plantio. Vai realizar novas adubações conforme a análise do solo ao passar de dois anos. Então, as podas podem ser feitas com um ano de plantio.

Benefícios da oliveira.

As folhas da oliveira também são benéficas à saúde, por exemplo, promovem proteção dos sistemas cardiovascular e age no sistema imunológico, ajudando a controlar. Também auxiliando nos tratamentos de gripes, viroses, inflamações. Estabiliza os níveis de açúcar no sangue. Amenizar problemas no pulmão e infecções de fungos. Normalizar dor intestinal.

Dissolvidos em meio copo de água com 20 a 60 gotas por dia,

já os benefícios do fruto dessa árvore são:

Rica em nutrientes, e contém vitaminas, sais minerais, ácidos graxos, fibras e antioxidantes.

Ajuda no controle do colesterol ruim por serem ricas em gorduras monoinsaturadas.

E sem esquecer que auxilia no regulamento do intestino, é um alimento aliado do bom funcionamento do intestino.

Atenção: o consumo excessivo desse alimento pode fazer mal, principalmente nos casos de pessoas com pressão alta, por conta do elevado nível de sódio, mas quando balanceada não fará mal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *