É reconhecida por todo o Brasil as sete espécies de ora-pro-nóbis. Essa planta gosta de climas quentes e secos, muito comum em nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

 Sendo muito utilizada também nos paisagismos. É muito apreciada como hortaliças não convencionais e é muito usada na alimentação brasileira devido a suas muitas propriedades benéficas.

Nomes populares:

 Jumbeba, trepadeira-limão, rogai-por-nóis, rosa-madeira…

Uso atual da ora-pro-nóbis.

 É uma opção para enriquecer a alimentação ou sua dieta, às vezes, sendo consumidas as suas folhas, refogadas ou trituradas com outras ervas, em sucos nutricionais ou então, como uma boa opção acompanhando carnes e massas.

 Estudos nutricionais evidenciam que as folhas da ora-pro-nóbis contem um alto nível de proteína.

O teor de proteína é maior do que quando comparado a outras hortaliças como alface, repolho, couve, espinafre, enfim.

  100g por dia da ora-pro-nóbis já é o suficiente, dessa forma, essa quantidade supre a necessidade de minerais, para cálcios, magnésio, zinco, ferro e vitaminas c.

Curiosidades.

Plantio da Ora-pro-nóbis.

Pode ser plantada com sementes ou mudas. Então, a muda deve ter aproximadamente 15 a 20 cm de comprimento, enterrando em uma pequena cova que deve ter 10cm de profundidade.

Mantenha a terra bem adubada com estercos e adubo orgânico, trazendo mais enriquecimento para as folhas.

 Regando sem encharcar, ao menos uma vez ao dia a fim de que fique firme e forte. Assim, sendo uma planta que é bem tolerante à seca, é preciso de um cuidado a mais no início até que crie as suas raízes e se fortaleça para suportar a seca.

As flores nascem de janeiro a abril, mas é melhor plantá-las no início do período chuvoso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *