A princípio, a árvore Sakura que é de origem do território japonês, tem a sua beleza que toda a primavera atrai muitos olhares, tanto dos japoneses quando muito estrangeiros que querem conhecer, contudo, todos querem ver o espetáculo que essa arvore faz, trazendo um cenário maravilhoso das chuvas de pétalas. Ou seja, é algo realmente incrível.
Curiosidade da Sakura.
Dizem que seu nome foi inspirado por uma mulher chamada Konohana Sakuya Hime. Ela era uma princesa. Acredita-se que ela desceu do céu e aterrissou em uma cerejeira e o significado de seu nome é “a princesa das árvores das flores abertas”.
Além disso. Existe uma reflexão que os japoneses, nos tempos dos samurais, tinham a respeito da Sakura.
A Sakura foi associada aos samurais, isso porque as suas flores não duram muito tempo e foram comparadas à vida dos samurais que lutavam, bravos guerreiros dispostos a dar a sua vida em combates. Sendo assim. Tendo a sua vida bem passageira, assim como as pétalas das Sakura.
Cultivo.
Primeiramente. Essa árvore gosta de um solo bem drenado e fértil, pode ser plantada em um lugar que tenha bastante luz do sol ou meia-sombra, podendo ser plantada na semente ou com uma muda de aproximadamente 30 cm.
Além disso. O clima frio (temperado) é bom para essa árvore, pois ela não se adapta muito bem nos climas tropicais.
Contudo, para manter essa plante, precisas de uns cuidados como. Adubos, mais ricos em fósforo, regar a planta regularmente, sem encharcar, para evitar fungos.
Características da Sakura.
Sendo uma árvore de meio-porte aproximadamente de 4 a 10 m de altura. Tendo um tronco cilíndrico, delgado, com a tonalidade marrom-acinzentada. Suas flores são quase brancas, com o rosa mais pálido especialmente no tronco.
Suas flores começam no final do inverno e primavera. Mostrando o seu paisagismo natural e encantador.
E aí, gostou de saber mais sobre a Sakura? Gostaria de cultivar uma também???